quinta-feira, 16 de junho de 2011

PROJETO "MEIO AMBIENTE"

                                                    O Planeta pede socorro


No dia 28 de abril do corrente ano, realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Ulisses Maurício de Pontes" a culminância do projeto: O planeta pede socorro, projeto idealizado pela professora Neide Nicolau em parceria com os professores de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA. O projeto teve total apoio da Secretaria de Educação do Município.

Direitos humanos deverão ser ensinados nas escolas

Os alunos do ensino básico poderão ter uma nova disciplina no próximo ano: os direitos humanos, em busca de uma escola livre de preconceitos, violência, abuso sexual e intimidação. As diretrizes nesse sentido estão sendo elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme anunciou nesta quinta-feira (9) o representante do colegiado, Raimundo Feitosa, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"De olho nos programas: Escola de gestores qualifica diretores de Sertãozinho"


O Município de Sertãozinho está possibilitando em parceria com o Ministério da Educação e com a Universidade Federal da Paraíba, que seus gestores escolares possam fazer a Especialização em Gestão Escolar através do programa Escola de Gestores. Esse curso tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo dos gestores que atuam nas escolas públicas, em uma perspectiva democrática.
O Curso é uma das ações do PAR(Plano de Ações Aticulada), já que através  Município reinvindicou o curso para seus gestores.Ao todo 61% dos diretores estão tendo acesso à formação que acontece à distância através da Plataforma Moddle, mas a meta é chegar a 100% nas próximas ofertas do Curso.
  
'Queremos nossos profissionais capacitados para que construam uma educação cada vez melhor.O foco agora foi o diretor, mas nossos professores também tem passado por um intenso trabalho de formação.A idéia é ter na rede profissionais cada vez melhores”, diz a secretária de educação de Sertãozinho, Maria de Lourdes Farias da Costa.

Neste sentido o curso pode ser um instrumento a favor da melhoria da educação municipal. "A escola de gestores tem sido uma experiência desafiadora e prazerosa para mim.Desafiadora, porque a Educação à distância requer do aluno, autonomia, alto grau de criticidade, capacidade de reflexão e além disso saber lidar com as novas tecnologias, mas prazerosa, porque me sinto feliz de ser aluna da Universidade Federal da Paraíba e por ter despertado para a importância do gestor na escola, antes do curso não tinha noção da importância do gestor na construção da Educação de Qualidade, diz a diretora Maria Adelino da Silva.
 
Postagem:Clécia de Vasconcelos Arantes
Coordenadora de programas e Projetos

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pérolas da Biblioteca: mensagem

ATIRE A PRIMEIRA FLOR 

         Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo;
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada;
         Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso; talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem;
         Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se;
         Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo;
         Quando alguém estiver angustiado à procura, consulte bem o que se passa,
         Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja;
         Daí, portanto, o seu deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se,
         Primeiro que pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último;
         Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la;
         Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor;
         Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave; Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira chave; Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo. Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
         Não atire a primeira pedra em quem erra.
         De acusadores o mundo está cheio; nem, por outro lado, aplauda o erro;         Dentro em pouco, a ovação será ensurdecedora;
         Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu; sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém; Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói.  Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.    

                   Fonte:  (http://www.meu.cantinho.nom.br/mensagens/atire_a_primeira_flor.asp)

Como você avalia a oficina de Literatura realizada pela equipe técnica?